*

Pesquisar este blog

# ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA

Poucos sabem que o Brasil nasceu sob o olhar maternal de Nossa Senhora da Esperança.

Na áurea época dos descobrimentos portugueses havia várias devoções muito difundidas em Portugal, sendo uma delas a de Nossa Senhora da Esperança. Devoção bem antiga, pois já no século X existia na França um santuário dedicado a essa invocação Mariana, na cidade de Mezières.

Como tal devoção chegou a Portugal não o sabemos. É certo que uma imagem de Nossa Senhora da Esperança “presenciou” a descoberta do Brasil. E, portanto, desde o nascimento desta nova nação na família de países católicos, a Virgem da Esperança lhe dedicou um olhar de afeto e proteção.

Tudo começou da seguinte maneira. O descobridor Pedro Álvares Cabral tinha em sua residência uma imagem da Virgem da Esperança e, em sua viagem “às Índias”, levou-a consigo. Assim, ela aportou no Brasil na Nau Cabralina. Hoje ela se encontra na cidade de Belmonte, numa capela onde supõe-se que ele foi batizado.


ORAÇÃO:
 Para obter auxílio em ocasiões difíceis, em favor de pessoas da família ou conhecidos.

Em nome do Pai + do Filho + do Espírito Santo.

Dirijo-me a vós, mãe da santa esperança. O meu coração está triturado pela dor, minha alma acha-se perturbada e desolada. Sinto-me sem forças para suportar o peso que me acabrunha.

Aqui estou aos Vossos pés. Não me repeli. Chamo-Vos em meu socorro, vinde amparar-me.

Suplico-Vos não me deixes perecer, ouvi o meu apelo.

Mãe amabilíssima, rogo-Vos não somente que me sejais propícia mas também Imploro vossa solicitude maternal, em favor de todos aqueles que me são caros.

Os seus sofrimentos, necessidades e aflições, também são meus. Sede a providência de todos aqueles pelos quais nada posso fazer mas aos quais Vós podeis tudo conceder.

Protegei-os, minha Mãe, e que a Vossa bondade poderosa os ajude a atravessar sem perigo o tempestuoso mar desta vida.

E eu, se Deus determinar que a minha existência continue a ser uma dolorosa viagem; se a minha estrada tem de ser, como está sendo, sempre rude e penosa, pelo menos, Senhora da Esperança, concedei-me a força para prosseguir com coragem, sob Vossos favoráveis auspícios.

Se com receio de sucumbir aos meus sofrimentos eu procurar um aumento de repouso, que o seja, no íntimo de vosso coração, diante de vossa Imagem, conversando convosco, que sois mãe amorosa.

Enxuguem-se os meus olhos, cheios de lágrimas, ao contemplar a face de vosso Filho, que me mostrais com tanto amor.

Infundi em mim a firme esperança em Vosso socorro, que não tardará pois confio em que não deixareis de ouvir minha prece, Nossa Senhora da Esperança.

Nossa Senhora, espero que Vós, vinde em meu socorro (ou em socorro de Fulano).

Nossa Senhora da Esperança, entrego-me, inteiramente, à vossa excelsa bondade.

Assim seja.

Rezar três Ave Marias e uma Salve Rainha.