*

Pesquisar este blog

# NOVENA DE FREI GALVÃO

ORAÇÃO À SANTÍSSIMA TRINDADE:
Pedimos à Santíssima Trindade para alcançar graças pela intercessão de Frei Antônio de Sant'Anna Galvão.

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro, louvo e Vos dou graças pelos benefícios que me fizestes.

Peço-Vos, por tudo que fez e sofreu o Vosso servo Frei Antônio de Sant'Anna Galvão, que aumenteis em mim a fé, a esperança e a caridade, e Vos digneis conceder-me a graça que ardentemente almejo. Amém.


ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS DA NOVENA:
A novena inicia-se sempre com o sinal da cruz e logo em seguida faz-se a intenção, o pedido ou o agradecimento.
Faz-se depois a invocação: Beato Frei Galvão, rogai por nós!


ORAÇÃO FINAL DE CADA DIA DA NOVENA:
Beato Frei Galvão, Deus fez em ti maravilhas e através de ti anunciou o Evangelho do amor, do acolhimento e da misericórdia para com os mais fracos e sofredores.

Com o coração agradecido por tão grande Dom à nação brasileira, nós te pedimos: intercede por nós junto a Deus para que possamos vivenciar na comunidade eclesial, os valores evangélicos que de modo tão heróico viveste.

Dá-nos a coragem e perseverança na fé e abertura ao Espírito Santo Deus, para que possamos ser sal da terra e luz do mundo. Amém.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai


1º DIA: Palavra de Deus:
Houve um homem enviado por Deus de nome João. Veio para dar testemunho, para testemunhar a luz, a fim de que todos cressem por ele. Não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz (Jo 1,6-8).

REFLEXÃO:
Deus sempre envia mensageiros para falar em Seu nome no meio do povo. São os profetas de ontem e de hoje. Escolhe-os de todos os povos e nações. Dá-lhes uma missão especial, que realizam a toda prova e a todo custo.

Embebidos do zelo por Deus e pelo Seu Reino, atiram-se à missão, testemunhando, com a palavra e com a vida, o Deus vivo e verdadeiro, e conduzindo, assim, os homens à fé. Houve um homem enviado por Deus de nome Antônio Corrêa Galvão de França.

Mais tarde Frei Galvão e hoje Beato Frei Galvão. Por onde passou, brotaram sementes de vida e vida em abundância.

ORAÇÃO:
Deus, Pai Nosso, que Vosso amor imenso nos destes Frei Galvão, e através dele realizastes obras admiráveis, nós Vos agradecemos tão grande presente.

Obrigado, Senhor, pela Vossa vida, pela Vossa obra grandiosa. Obrigado, Senhor, por lembrar-se de nós, através de Vosso servo e nosso irmão Frei Galvão. Ajudai-nos a sermos testemunhas Vossas no meio do mundo. Que nossa vida seja palavra e sinal do Vosso Reino. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.


2º DIA: Palavra de Deus:
O menino crescia e se fortalecia, cheio de sabedoria, e a graça de Deus estava com Ele (Lc 2,40).

REFLEXÃO:
Ninguém nasce pronto. Todo mundo nasce pequeno e faz um caminho de crescimento para a estatura adulta. Assim vamos nos aperfeiçoando, nos construindo. Não fazemos isto sozinhos. Dependemos da natureza, das pessoas que nos dão o alimento, que faz crescer nosso corpo, nossa inteligência, nossa fé.

A família de Frei Galvão pôde dar-Lhe o pão de cada dia, pôde dar-Lhe uma boa formação humana e cultural e principalmente a educação para a fé. Ele vivenciou os valores evangélicos, de modo especial o amor para com os pobres, traduzidos em gestos de partilha e de solidariedade.

ORAÇÃO:
Deus, Pai Nosso ajuda-nos a crescer em sabedoria, idade e graça.

Ajudai-nos a crescer cada vez mais na vivência concreta e histórica do amor fraterno, partilhando o que somos e o que temos de modo especial com os mais necessitados.

Fazei-nos instrumentos de Vosso amor: onde houver pobres, marginalizados e necessitados, que levemos, como Frei Galvão, o pão da presença amiga e solidária, que se traduz em gestos concretos de solidariedade e de promoção à vida.

Por Cristo Nosso Senhor. Amém.


3º DIA: Palavra de Deus:
Vinde comigo, farei de vós pescadores de homens. E logo, abandonando as redes, eles o seguiram (Mc 1,17-18).

REFLEXÃO:
Deus não quer ninguém de braços cruzados. Ele passa por cada um de nós e convida-nos a uma missão. Somos trabalhadores do Reino e operários da messe do Senhor. Um desses operários é o padre, chamado a realizar o serviço de coordenar, congregar, santificar e levar a comunidade a verdes pastagens, às águas tranqüilas (Sl 22).

É o serviço de ser pai na fé, gerando, no Espírito, filhos e filhas na graça de Cristo. Frei Galvão viveu este serviço. Foi padre, pai de um povo. Com Sua palavra e ação santificou o povo de Deus.

ORAÇÃO:
Senhor, eis-nos aqui! Enviai-nos! Despertai-nos para as necessidades de evangelização, pois a messe é grande e poucos os operários. Fazei que descubramos nosso lugar na Igreja de Vosso Filho Jesus, e que abracemos com coragem e fidelidade a missão a que nos destinastes.

Pedimos, de modo especial, que nos envieis padres para nossas comunidades. Enviai-nos, Vos pedimos, santos pastores para o Vosso rebanho. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.


4º DIA: Palavra de Deus:
Ele me encarregou de construir para Ele um templo em Jerusalém, da Judéia. Quem dentre vós pertence ao conjunto de Seu povo? Pois que Seu Deus esteja com Ele e suba a Jerusalém, que fica na Judéia, para ajudar na construção do templo do Senhor, o Deus de Israel (Esd 1,2-3).


REFLEXÃO:
Frei Galvão construiu a casa de Deus no coração das pessoas. Com Sua palavra instruiu, aconselhou e despertou, tantas pessoas para a fé, para a vida eclesial. Com Seu espírito de acolhida e hospitalidade fez com que as pessoas se sentissem bem, abrissem Seu coração e fossem curadas de Suas enfermidades. Frei Galvão construiu o Mosteiro da Luz. A casa de Deus, como bandeira levantada na cidade de São Paulo. O Mosteiro da Luz, oásis no deserto da grande cidade, onde as pessoas eram convidadas a parar e beber da água para continuar a caminhada.


ORAÇÃO:
Senhor, dai-nos acolher a todos com o coração alegre todos os irmãos que passam pela nossa vida, buscando paz, alegria, palavra de conforto e presença amiga.

Que ninguém, passando por nós, continue Seu caminho de sofrimento e de dor.

Ajudai-nos, pela intercessão de Frei Galvão, a construir uma comunidade de irmãos,onde todos vivam com profundidade o Mandamento do amor ao próximo, que todos nós, a exemplo do Beato Frei Galvão, nos disponhamos a edificar o Reino de Deus, reino de justiça, de amor e de paz. Amém.


5º DIA: Palavra de Deus:
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado da parte de Deus para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de Davi. E o nome da virgem era Maria e entrando, disse-Lhe o Anjo: 'Alegra-Te, cheia de graça, o Senhor está contigo!' Eis que conceberás em Teu seio e darás à luz um filho, e Lhe darás o nome de Jesus (Lc 1,26-28.31).


REFLEXÃO:
Frei Galvão foi muito devoto de Nossa Senhora, de modo especial sob o título de Imaculada Conceição. Descobriu o valor de Maria para Sua vida cristã. Contemplou de modo especial Sua Imaculada Conceição e viveu com o coração agradecido a Deus por ter dado tão insigne mãe. Frei Galvão colheu da Imaculada a necessidade de segui-la, por uma vida santa, longe do pecado. Deus nos quer santos e imaculados, a Seus olhos e aos olhos de nossos irmãos.


ORAÇÃO:
Senhor, que em Frei Galvão nos despertais para o amor e para a devoção a nossa Mãe Santíssima, ajudai-nos a venerá-La sempre como Imaculada a proclamá-La com nossa palavra e principalmente com a nossa vida, Sua santidade e graça. Fazei que sejamos sempre Seus filhos e que a ela recorramos sempre, agora e na hora da nossa morte. Amém.


6º DIA: Palavra de Deus:
Há diversidade de dons, mas um mesmo Espírito. Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. Há diferentes atividades, mas um mesmo é Deus que realiza todas as coisas em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum. (1Cor 1,4-7).


REFLEXÃO:
Frei Galvão foi um homem movimentado pelo Espírito Santo de Deus. O Espírito nele fez morada, enriquecendo-o de dons. Ele os colocou a serviço da construção da Comunidade. Frei Galvão nos ensina a acolher os dons do Espírito Santo e a exercitá-los em benefício da Comunidade. Ele pede que sejamos sempre fiéis servidores do Espírito, deixando que Ele nos leve e sopre, através de nós, onde quiser. Que Frei Galvão nos ajude a ser abertos ao Espírito Santo de Deus. Então toda a face da terra será renovada.


ORAÇÃO:
Senhor, que derramastes Vosso Espírito Santo em Frei Galvão e através dele operastes maravilhas, derramai sobre nós Vosso Espírito, reacendendo em nós o fogo do amor, do ardor missionário.

Senhor, que não sejamos egoístas, vangloriando-nos dos dons recebidos e usando-os em nosso favor.

Fazei que nos doemos inteiramente ao serviço de nossos irmãos e que, através de nós, vós sejais glorificado e Vosso reino implantado em tantos corações. Amém.


7º DIA: Palavra de Deus:
Mas como invocarão aquele em quem não creram? E como crerão sem terem ouvido falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue? E como pregarão, se ninguém for enviado? Como está escrito: Quão belos são os pés dos que anunciam o bem. (Rm 10,14-15).


REFLEXÃO:
O Beato Frei Galvão tinha o Dom da palavra, constituindo-se em exímio pregador. Foi também convidado a pertencer à Academia de Letras de São Paulo. Foi poeta e latinista exímio. A pregação-anúncio da Palavra provoca a fé: as pessoas escutam a Boa Nova, convertem-se e começam a fazer o caminho de Jesus, na comunidade eclesial. Hoje, mais do que nunca, a Igreja precisa de pregadores, de anunciadores da Palavra. Peçamos ao Espírito Santo que nos envie santos e corajosos pregadores da Palavra, como foi nosso Beato Frei Galvão.


ORAÇÃO:
Deus, Pai Nosso, que nos destes Vossa Palavra, em Cristo Jesus, nós Vos pedimos que sejamos campo pronto e preparado para receber Vossa mensagem.

Dai-nos santos e sábios semeadores da Boa Nova, para que em todos os corações floresçam as sementes do reino plantadas pelos Vossos anunciadores.

Conservai e fortalecei todos aqueles que semeiam a Vossa Palavra em nossas comunidades.

Pedimos, por Jesus, Vossa Palavra feita Carne, na unidade do Espírito Santo. Amém.


8º DIA: Palavra de Deus:
Pela fé Abraão, ao ser chamado, obedeceu e saiu para a terra que havia de receber por herança, mas sem saber para onde ia. Pela fé morou na terra da promissão como em terra estrangeira, acomodando-se em tendas, do mesmo modo que Isaac e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa. (Hb 11,8-9).


REFLEXÃO:
Frei Galvão foi um homem de fé. Respondeu ao chamado de Deus e, obedecendo, realizou Vossa vontade, numa missão vivida na fé e na fidelidade. Frei Galvão nos ensina que devemos estar à disposição de Deus e de Vossa vontade. O que Deus quer de cada um de nós? Para onde Deus está nos levando? Por quais caminhos Deus nos leva? O importante é colocar-se à Vossa disposição, fazendo aquilo que ele nos pede e acolhendo a missão que Ele confia a cada um de nós.


ORAÇÃO:
Senhor, nós Vos pedimos, aumentai nossa fé!  Fazei que nos coloquemos diante de vós, como Vossos fiéis servidores.

Fazei que sejamos obedientes à Vossa Palavra e que aceitemos, com alegria, o caminho que nos desenhais.

Dai-nos força e coragem para não desanimarmos diante das dificuldades e que perseveremos sempre na escuta e vivência de Vosso Evangelho.

Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.


9º DIA: Palavra de Deus:
Pela fé, outros suportaram escárnio e açoites e ainda cárceres e cadeias. Foram apedrejados, torturados, surrados, e morreram a fio de espada, andaram errantes, cobertos com peles de ovelha e de cabra, necessitados, atribulados, maltratados. (Hb 11,36-37).

REFLEXÃO:
Jesus disse que quem quisesse vir atrás dEle devia renunciar a si mesmo, tomar Sua cruz e segui-lo. Seguir Jesus, fazendo o que o Pai quer, exige de nós morte para muitas coisas. Ele mesmo experimentou o sofrimento, a perseguição, a cruz, por causa de Sua obediência ao Pai. Jesus foi forte e não cedeu às pressões, às calúnias. Foi até o fim, no Seu ato de obediência ao Pai. Frei Galvão não foi diferente: Ele também colheu as conseqüências alegres e também tristes de sua obediência à vontade de Deus. Foi fiel e resistiu na fé aos ataques do mal. Foi até o fim, mesmo dentro das dificuldades.

ORAÇÃO:
Senhor, somos caminheiros. E nesta caminhada sentimos o cansaço e muitas vezes o desânimo. São muitos os tropeços. Dai-nos o Espírito de fortaleza, de coragem e de ousadia evangélica, que nos dê a resistência da fé diante das forças do mal.

Ajudai-nos a caminhar unidos na fé, na esperança e no amor, como povo de Deus a caminho; ajudai-nos a atravessar o deserto da vida, dando-nos o pão de Vossa palavra e de Sua presença; ajudai-nos a ser sinais e testemunhas Suas diante do mundo, proclamando Jesus como caminho, verdade e vida. Amém.